terça-feira, 4 de dezembro de 2007

O Revés do Povão





O coeficiente de correlação linear mede quanto um evento varia de acordo com outro distinto. Caso variem em direções oposta, toma valor negativo. Caso suas direções sejam as mesmas, seu sinal é positivo. Sua amplitude vai de -1, quando a correlação linear negativa é perfeita, até +1, quando a correlação linear positiva é perfeita. Mas o mais interessante deste índice é o fato de que, tirando eventos simulados e construídos em laboratório, ele nunca assume o valor da inexistência da correlação, o Zero. Daí podemos pressupor que fenômenos da natureza ou sociais, por mais distantes que estejam no espaço e no tempo, têm pelo menos uma pontinha de influência uns nos outros?

Ontem foi um dia lindo em São Paulo. Uma segunda-feira com um céu esplendoroso após a queda do timinho corinthiano. Um céu de brigadeiro com um certo silêncio, uma calmaria. Poderia chamar isso de paz? Pelo menos foi uma trégua, com uma grande parcela do povão paulistano quieto, murmurando pelos cantos, falando baixo para não despertar a gozação de palmeirenses, tricolores, peixes e vascaínos...

Além disso, ontem foi um dia lindo na América Latina, quando a oposição venezuelana liderada por seus estudantes conseguiu colher os frutos de sua mobilização e derrotou o Chavez nas urnas. Nem mesmo o presidente venezuelano acreditou: dava para ver em seu semblante atônito o tamanho do sapo que acabou engolindo. Um sapo parecido com o da torcida do Corinthians... Daí voltamos à história do coeficiente.

Será que estamos em um momento de inflexão? Com grande parte da opinião pública cansada de tanto populismo, caudilhismo, mentiradas e baixarias? Afinal, agora nosso presidente popululista não pode mais ficar retirando exemplos do futebol para ilustrar como funciona a política e a economia. A não ser que recorra à Série B do campeonato brasileiro, o que pode ser improdutivo para o seu marketing político.

De qualquer forma, espero que o povo das Américas menos favorecidas retire lições dessa esperançosa segunda-feira, 03 de dezembro de 2007. O que vem fácil vai fácil. O Corinthians caiu pela má gestão passada inebriada com as lavagens de dinheiro de magnatas russos foragidos na Grã-Bretanha. O Hugo Chavez perdeu devido à sua arrogância e seu desprezo em relação às “elites” e aos “filhinhos de papai estudantes” da Venezuela, pois estava bastante confortável nos braços do seu povão.


Como diria Hobsbawn: em algum lugar da história o Nietzsche está rindo com sua vontade de potência.

Um comentário:

Anônimo disse...

E Ze Dirceu q ajudou o "magnata" russo procurado pela Interpol aki no Brasil...
Pergunte prum Petista Corinthiano de onde veio o dinheiro!